Originado da palavra
weblog, blog, segundo Gomes (2005) é “uma página na Web que se pressupõe
ser atualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se
designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas
dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou
comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma
cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro
lugar". Gomes (2005), refere que a linha cronológica ascendente é a característica
que melhor identifica os blogs segundo Brigitte Eaton, a criadora do principal
portal de acesso a blogs. Os mecanismos estão desenhados de forma que a criação,
edição e manutenção da página seja acessível (Coutinho, 2006).
Junior & Coutinho (2007,
como referido em Gomes 2005) sintetizam as possíveis utilizações
educativas dos blogs em duas categorias: a do recurso pedagógico e da
estratégia educativa. Segundo os autores “os
blogs podem ser utilizados: a) como um espaço de acesso a informação
especializada e b) como um espaço de disponibilização de informação por parte
do professor. Na modalidade de “estratégia educativa” os blogs podem servir
como: a) um portefólio digital, b) um espaço de intercâmbio e colaboração, c)
um espaço de debate (role playing), e
ainda, d) um espaço de integração”. Em suma as suas inúmeras potencialidades
educativas variam entre a comunicação b-learning, o desenvolvimento do
pensamento crítico e a construção social do conhecimento dos estudantes (Junior & Coutinho, 2007).
Bibliografia
Coutinho,
C. (2006). Utilização de blogues na formação inicial de professores: um
estudo exploratório. Proceedings of the International Symposium on
Computers in Education (pp. 302-309). Braga: Universidade do Minho. Obtido
em 28 de Setembro de 2016, de
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6455/1/Artigo%20blogs%20SIIE06.pdf
Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma
estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa
– SIIE05 (pp. 311-315). Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria.
Obtido em 28 de Setembro de 2016, de
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf
Junior, J. B., & Coutinho, C. P. (2007). Blog e
Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da. SIIE’2007 : Actas do
Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 200-201). Braga:
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade de Minho. Obtido em 28 de
Setembro de 2016, de http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf
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ResponderEliminarA definição de blog está bastante completa no entanto podia estar mais simples, com frases mais curtas.
EliminarA segunda parte do texto, está igualmente completa e desta vez as frases que apresentam são mais curtas e mais simples, o que facilita a sua leitura e compreensão.
No geral, o texto está bastante acessível e se eu não soubesse nada sobre blogs após a leitura do mesmo, ficaria com uma ideia do que são e de como os podemos utilizar.
Atenção ainda ao modo como terminam as frases e sua pontuação, é importante que terminem as frases/parágrafos com pontos finais e que não deixem frases inacabadas.
Obrigada pelo comentário
EliminarA nível global verificamos que o texto esta percetível e conciso no que se pretende informar. A publicação está bem conseguida, possui uma estrutura forte e enriquecida devido á sua fundamentação teórica.
ResponderEliminarQuanto á linguagem é a apropriada, contudo, constatamos que no início de cada parágrafo não existe uma palavra de introdutória ao assunto que irão abordar.
Em relação às pontuações, por vezes as vírgulas não estão no local certo e no final de cada parágrafo não existe ponto final.
As citações não têm o número das páginas, porém a bibliografia não está completa, como por exemplo falta a editora, o URL, a data em que as fontes foram consultadas o que é necessário devido a serem um artigo em suporte digital, o tipo de fonte está errado, e os autores do livro em que foi retirada a secção mencionada no texto estão em falta.
Obrigada pelo comentário
EliminarEste comentário foi feito por mim e pela Ana Rosa, turma B
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