quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Definição de Blog e as suas Utilizações Educativas

Originado da palavra weblog, blog, segundo Gomes (2005) é “uma página na Web que se pressupõe ser atualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar". Gomes (2005), refere que a linha cronológica ascendente é a característica que melhor identifica os blogs segundo Brigitte Eaton, a criadora do principal portal de acesso a blogs. Os mecanismos estão desenhados de forma que a criação, edição e manutenção da página seja acessível (Coutinho, 2006).

Junior & Coutinho (2007, como referido em Gomes 2005) sintetizam as possíveis utilizações educativas dos blogs em duas categorias: a do recurso pedagógico e da estratégia educativa. Segundo os autores “os blogs podem ser utilizados: a) como um espaço de acesso a informação especializada e b) como um espaço de disponibilização de informação por parte do professor. Na modalidade de “estratégia educativa” os blogs podem servir como: a) um portefólio digital, b) um espaço de intercâmbio e colaboração, c) um espaço de debate (role playing), e ainda, d) um espaço de integração”. Em suma as suas inúmeras potencialidades educativas variam entre a comunicação b-learning, o desenvolvimento do pensamento crítico e a construção social do conhecimento dos estudantes (Junior & Coutinho, 2007).


Bibliografia

Coutinho, C. (2006). Utilização de blogues na formação inicial de professores: um estudo exploratório. Proceedings of the International Symposium on Computers in Education (pp. 302-309). Braga: Universidade do Minho. Obtido em 28 de Setembro de 2016, de https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6455/1/Artigo%20blogs%20SIIE06.pdf

Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05 (pp. 311-315). Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria. Obtido em 28 de Setembro de 2016, de https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf

Junior, J. B., & Coutinho, C. P. (2007). Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da. SIIE’2007 : Actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 200-201). Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade de Minho. Obtido em 28 de Setembro de 2016, de http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf


6 comentários:

  1. Respostas
    1. A definição de blog está bastante completa no entanto podia estar mais simples, com frases mais curtas.
      A segunda parte do texto, está igualmente completa e desta vez as frases que apresentam são mais curtas e mais simples, o que facilita a sua leitura e compreensão.
      No geral, o texto está bastante acessível e se eu não soubesse nada sobre blogs após a leitura do mesmo, ficaria com uma ideia do que são e de como os podemos utilizar.
      Atenção ainda ao modo como terminam as frases e sua pontuação, é importante que terminem as frases/parágrafos com pontos finais e que não deixem frases inacabadas.

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  2. A nível global verificamos que o texto esta percetível e conciso no que se pretende informar. A publicação está bem conseguida, possui uma estrutura forte e enriquecida devido á sua fundamentação teórica.
    Quanto á linguagem é a apropriada, contudo, constatamos que no início de cada parágrafo não existe uma palavra de introdutória ao assunto que irão abordar.
    Em relação às pontuações, por vezes as vírgulas não estão no local certo e no final de cada parágrafo não existe ponto final.
    As citações não têm o número das páginas, porém a bibliografia não está completa, como por exemplo falta a editora, o URL, a data em que as fontes foram consultadas o que é necessário devido a serem um artigo em suporte digital, o tipo de fonte está errado, e os autores do livro em que foi retirada a secção mencionada no texto estão em falta.

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  3. Este comentário foi feito por mim e pela Ana Rosa, turma B

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